sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rodando VirtualBox como um serviço no Windows

Para que uma máquina vritual criada com VirtualBox inicie junto com o Windows, precisamos configurá-la como um serviço. Para isso, encontrei duas ferramentas:

VBoxVMService
AlwaysUp

A primeira é open-source e a segunda é paga, mas funciona por 30 dias. Logo, optei por usar o VBoxVMService.

A instalação é muito simples.
1) Descompactar os arquivos em c:\vms
2) Editar o arquivo VBoxVmService.ini conforme o exemplo

[Settings]
ServiceName=VBoxVmService                              
RunAsUser=.\UserName                          
UserPassword=xxxxxxxx                                   
VBOX_USER_HOME=C:\Users\YOUR_NAME_HERE\.VirtualBox    RunWebService=no                                      
PauseShutdown=5000                                     

[Vm0]
VmName=ubuntu                                           
ShutdownMethod=savestate                               
AutoStart=yes

3) Executar o comando C:\vms\VmServiceControl.exe -i

4) reiniciar o sistema

7 comentários:

  1. Francisco boa tarde eu fiz esse procedimento, mas a maquina vistual não sobe fui olhar no log do VMService aparece a mensagem conforme abaixo:

    8/31/2012, 16:25:46 - C:\vms\VBoxVmService64.exe
    08/31/2012, 16:25:46 - C:\vms\VBoxVmService.ini
    08/31/2012, 16:25:46 - C:\vms\VBoxVmService.log
    08/31/2012, 16:25:46 - VMZimbra started.
    08/31/2012, 16:25:48 - List all the VMs found by VBoxVmService
    08/31/2012, 16:25:48 - Error finding machine! rc = 0x80bb0001

    ResponderExcluir
  2. Este
    RunAsUser=.\UserName
    UserPassword=xxxxxxxx

    É qual usuário que coloco nele? do meu servidor?
    Tenho que adicionar ele como serviço do windows tb?

    ResponderExcluir
  3. Este
    RunAsUser=.\UserName
    UserPassword=xxxxxxxx

    É qual usuário que coloco nele? do meu servidor?
    Tenho que adicionar ele como serviço do windows tb?

    ResponderExcluir
  4. Meu email para resposta é jrisidorio@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Junior
    Crie um usuário só para isso ou use um que já existe.
    A 3ª etapa faz a "mágica" de adicionar aos Serviços do Windows

    ResponderExcluir
  6. Funcionou 100% aqui, mas fica melhor deixa "ShutdownMethod=acpipowerbutton" pois quando liga de volta a hora do relógio do Linux virtualizado fica atrasada.
    Sabes algum modo de forçar a atualização de data e hora ao volta a máquina virtual do save stats

    ResponderExcluir
  7. Eu tive problema no momento de desligar o servidor, pois ele estava desligando o servidor de forma incorreta.
    Eu ajustei o PauseShutdown=5000 (5 segundos) para PauseShutdown=60000 (60 segundos)

    [Settings]
    ServiceName=VBoxVmService
    VBOX_USER_HOME=C:\Users\YOUR_NAME_HERE\.VirtualBox RunWebService=no
    PauseShutdown=60000

    Resolveu e salvou o status certinho.

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir